Diário do Biker #4 – Tour Estônia & Letônia

Pois é, galera, a Bikers Division agora é internacional! 🙂 No mês passado, o Viking, a Samla e eu estávamos viajando pelos países nórdicos e já estávamos planejando alugar motos por lá, em algum momento da viagem. Chegando na Dinamarca começamos a entrar em contato com algumas locadoras. Já de cara recebemos a triste notícia que eles não alugavam mais, pois era fora de temporada. Na Europa tem disso mesmo… temporada é apenas no ápice do verão, quando o Sol esquenta de verdade aquelas terras geladas. Como fomos em setembro, apesar de ser o final do verão, nada feito… a viagem continuou e fomos passeando de um país para o outro, mas nossa jornada em busca das Bikes continuou. Já estávamos começando a ficar desanimados com tantos “não alugo nessa época” que recebemos. Quando chegamos à Helsinque, capital da Finlândia, encontramos uma loja na Estônia, revendedora oficial da marca KTM, que estava alugando!!! Yeah! Conversamos com o Mart Lajal (Ekstreemmoto www.ktm.ee), o dono da loja, e reservamos duas motos: Uma Duke 690 R 2011 para mim e uma Duke 690 2012 para o Viking. A Samla foi dirigindo o carro de apoio.

12010497_10207934218777425_117859545207766220_oAs estradas daquelas bandas de lá são muito boas. Asfalto parece um tapete, super sinalizadas e o mais importante: todo mundo respeita as leis de trânsito! São muitos KMs de retas e curvas suaves… essa é a parte “boring” da coisa, mas tudo bem. Com essas motos deu pra acelera um pouquinho e se divertir mesmo sem fazer muitas curvas.

Partimos de Jälgimäe no meio da tarde, rumo à Riga, capital da Letônia. Já nos 30 primeiros minutos deu pra entender o motivo de praticamente ninguém alugar motos nessa época: o vento é congelante. Bem OK pra andar pela cidade com uma jaqueta leve e uma calça jeans, mas longe de estar OK para pilotar motos. Depois de uma hora pilotando já não sentia mais meus joelhos. Fizemos uma parada providencial pra ativar a circulação, aquecer um pouco o corpo e complementar a indumentária com uma calça adicional! Continuamos a viagem apesar do frio do cão. Como somos brasileiros e não desistimos nunca, chegamos à Riga por volta de 22:00. O Sol se põe nessa época do ano por volta de 20:30 e a diferença é só a iluminação, pois ele não aquece os corações dos oprimidos… é um Sol gelado.

Com a lição aprendida, passamos a usar segunda pele (calça, camisa de manga e luvas) além de jaquetas e calça impermeável. Nossa próxima incursão foi rumo à Jürmala, uma cidadezinha bonitinha e com uma praia parecida com as nossas, tirando o frio e que ninguém entra na água 🙂 Pegamos chuva em um dos trechos da viagem e, amigo, não é nada legal a combinação de chuva e frio! Mas engole o choro e vambora! Ah! A vantagem da chuva foi sumir com os mosquitos, que são tantos, mas tantos, que explodem na viseira o tempo todo, nos obrigando a fazer paradas para limpar aquele meleca bizarra que nos impede de enxergar direito! hahaha

Falando um pouco das motos, a Duke 690 R é uma Street com bolha e uma pegada de Big Trail. Ela é mais alta e tem um banco mais estreito do que a versão Duke 612009652_492990584215538_8899429507190439499_n90. Seu motor é super
agressivo e o seu ronco ganha brilho com a ponteira curta que já vem de série. Os freios ABS garantem uma segurança legal. O ponto fraco, na minha opinião é a vibração excessiva. Mesmo em alta rotação e velocidade a vibração é tanta que chega a atrapalhar de se conferir os retrovisores, que tremem junto e embaçam a imagem refletida. A Duke 690 é mais estável e vibra menos que a R, porém seu motor perde um pouco em relação à primeira. Ela é mais baixa, banco mais largo e mais confortável e possui um escapamento mais esportivo. Fizemos um test drive na Duke 390 antes, para verificar se o custo adicional valeria a pena. Sim, foram alguns euros a mais que valeram cada cilindrada, pois o conforto nas ultrapassagens, retomadas e esticadas nas retas nos poupou tempo e dores nos pulsos.

No geral, as paisagens são muito bonitas, o que valorizou muito a nossa viagem. Primeira de muitas internacionais que virão. Quem sabe na próxima todos os membros da Bikers Division viajam juntos! Deixo aqui um video para vocês sentirem um gostinho do que passamos!

Até a próxima Aventura!

[like]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *