Ao se viajar em grupo, algumas medidas devem ser adotadas durante todo o deslocamento para evitar acidentes e manter o grupo unido o tempo todo. Para isto, é necessário seguir alguns padrões de organização. Estes padrões se referem ao posicionamento do motociclista dentro do trem (nome do grupo de motociclistas em formação zig-zag), à sinais de comunicação entre os membros, velocidade de cruzeiro etc.
As seguintes informações devem ser entendidas, seguidas e respeitadas por todos durante qualquer deslocamento em grupo.
- Usamos a formação cruzada, como um zig-zag, onde cada membro do trem alterna, dentro da mesma faixa da pista, sua posição no lado esquerdo e direito. Os integrantes deverão sair de suas posições apenas para desviar de obstáculos, retornando ao seu posicionamento o quanto antes.
- O primeiro integrante do trem é o Capitão. Ele é quem conduz o trem e o lidera até o destino.O capitão deve sempre se posicionar do lado esquerdo da faixa
- O último integrante do trem é o ferrolho.Este deve ficar atento aos comandos do capitão para realizar movimentações sincronizadas, como por exemplo, fechar a pista da esquerda para uma ultrapassagem, quando o capitão iniciar o comando de ultrapassagem.
- A velocidade de cruzeiro padrão do nosso comboio é 100kms/h. Podendo ter sprints de até 115kms/h em retas e trechos da pista que dêem condições. TODOS devem respeitar a velocidade do capitão, seguindo o acordo do trem. Velocidades abaixo da de cruzeiro poderão ser praticadas em curvas acentuadas, trechos com limite de velocidade restrito e/ou quando uma moto mais fraca estiver no comboio. Este último caso deverá ser acordado com o trem de antemão.
- Todos os membros do trem deverão se comprometer a manter a velocidade de cruzeiro e não deixar abrir espaços grandes e/ou irregulares entre os integrantes. Espaços são perigosos pois permitem que carros entrem no trem e comprometam a segurança dos motociclistas.
- Carro de apoio viaja atrás do ferrolho;
Sinais
- Braço esquerdo erguido com o indicador para o alto: fila única
- Braço esquerdo erguido com um sinal de dois: fila dupla (formação cruzada)
- Braço esquerdo erguido, fazendo um sinal de dinheiro: radar à frente
- Pé direito esticado: problema na pista do lado direito
- Pé esquerdo esticado: problema na pista do lado esquerdo
- Ambos os pés esticados: problemas nos dois lados ou lombada
- Bater a mão no tanque: parada pra abastecer
Algumas situações comuns que devem ser evitadas
- Emparelhar as motos: A formação cruzada é exatamente um mecanismo de segurança. Emparelhar as motos significa que se surgir um buraco ou emergência, o biker não vai poder confiar que há espaço livre em sua lateral e não poderá fazer manobras de evasão, comprometendo a segurança do grupo. Além disso, o biker confia que não há ninguém ao seu lado e, portanto, poderá executar uma manobra que exige velocidade sem olhar para o lado. Se houver uma moto emparelhada, acidente! Logo, Nunca emparelhar.
- Mudar de posição e ou ultrapassar dentro do Trem: Nunca fazer isso. A formação original deve ser mantida durante toda a viagem, ultrapassar dentro do trem gera risco, gera emparelhamento, gera problemas. Se realmente for necessário ultrapassar, que se faça na outra pista.
- Membros que não o capitão iniciar uma troca de formação ou manobra: o Capitão deve ficar atento e sempre ele iniciar uma manobra ou troca de formação: Ex. fila simples para dupla ou vice versa.
- Lerdar ao ultrapassar um caminhão: Caminhões devem ser ultrapassados com agilidade. Não se deve emparelhar com um caminhão por muito tempo. Toda ultrapassagem exige um aumento na velocidade. Logo, o capitão deve imprimir um ritmo mais rapido até que todo o trem ultrapasse de forma rápida e segura. Manter o ritmo acelerado até se distanciar do caminhão é altamente recomendável.
- Durante uma mudança de faixa, o ferrolho não presta atenção no sinal do capitão: ao ligar a seta para a esquerda, o ferrolho deve fechar a pista para os demais. A mudança de faixa começa de trás para a frente. O ferrolho deve sempre ficar alerta!!!
- Não respeitar o ritmo do trem: isso causa buracos na formação ou espaçamento pequeno demais e arriscado.
- Em áreas urbanas, não respeitar o limite de velocidade.
Safe riding!